Luiz Gonzaga será homenageado no Brazilian Day NY neste fim de semana

Faltam poucos dias para a maior festa do Brasil em terra estrangeira. O Brazilian Day em Nova York acontecerá no próximo domingo, 2 de setembro, e espera atrair um milhão e meio de pessoas. O evento, que completa 28 anos de existência, homenageará o centenário do Rei do Baião, Luiz Gongaza. A grande manifestação em verde e amarelo começa um dia antes, no sábado, com a Lavagem da Rua 46. Para saber tudo que vai rolar neste final de semana, o Descubra New York entrevistou Silvana Magda, criadora e produtora da Lavagem e coordenadora geral do Brazilian  Day.
                   Segundo Magda, durante a Lavagem da Rua 46, o público vai assistir a um lindo desfile da cultura brasileira e curtir shows de artistas diversos, que tocarão do rock ao axé para agradar todos os estilos musicais. Além do cantor oficial do evento, DaviVieira, estarão presentes as bandas Ossos do Banquete, Maestro Spock and Frevo Orquestra, Manhattan Samba, Gera Fornasa e Bandalheia, Clima de Montanha, 5%, Tucumanus, Batala, os cantores Armandinho, Magary LordDel Feliz, J. Veloso e Edu Casanova, as duplas Claus & Vanessa e Edu & Rapha, e o grupo O Hierofante Cia de Teatro além de outras atrações.
Silvana Magda
       A coordenadora do evento revela que a homenagem a Gonzagão também começará no sábado e um grande boneco, vindo diretamente da cidade de Olinda, enfeitará o cortejo, representando esse inesquecível artista da música popular brasileira. Ainda durante a lavagem, haverá o concurso Musa do Brazilian Day, cuja vencedora será coroada na festa do domingo.
       A concentração do desfile será às 10h na 46th St (Little Brazil), esquina com a Times Square, e o desfile iniciará às 11h. Os artistas darão continuidade aos shows na 46th St, esquina com a Madson Ave. O encerramento está previsto para às 16h. ‘’Esse ano nós vamos colorir a Times Square com um desfile dançante e cantante, em que todo o público, independente de suas crenças, estarão reunidos com os objetivos de evocar a paz e de celebrar a cultura do Brasil’’, enfatiza Silvana Magda.
            Já o Brazilian Day, no dia seguinte, trará como atrações principais o artista Latino e a dupla Jorge e Mateus, que se apresentarão no palco principal, na 46th St com Sexta Avenida. No palco 2 (localizado na 46th St com a Madson Ave.), haverá performances de variados artistas que cantarão os sucessos de Luiz Gonzaga, reverenciando esse grande músico nordestino.  A festa acontecerá entre meio-dia e 18h, mas a organização do evento aconselha todos a chegarem às 10h.
Edilberto Mendes
Segundo Edilberto Mendes, diretor-executivo do Brazilian Day, essa é a festa étnica mais festejada e de maior repercussão na cidade de Nova York. ‘’Nós celebramos as conquistas brasileiras, promovemos a nossa cultura e incentivamos o turismo em nosso país’’, afirma Mendes. Ainda de acordo com ele, conterrâneos, que moram em diversos estados americanos, chegam em Manhattan por meio de centenas de caravanas para participarem do grande dia.
          Durante o Brazilian Day, o público poderá, ainda, matar a saudade das comidinhas brasileiras. Várias barracas serão montadas com pratos típicos do nosso país. Não perca!

             Reforçando a identidade brasileira
          A Lavagem da Rua 46 foi inspirada na Lavagem da Igreja do Bonfim, realizada todos os anos, em Salvador, na Bahia. Essa tradição, que teve origem no século XVIII, reúne católicos e adeptos do candomblé num culto ecumênico de manifestação de fé e de paz. As baianas, durante todo o cortejo, até a chegada à Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, dançam, cantam e benzem o público com água perfumada, a mesma que lava as escadarias do templo católico.    
            Mas Silvana Magda deixa claro que, apesar de a Lavagem da Rua 46, em Manhattan, ter os mesmos moldes da que acontece na Bahia, ela possui uma conotação diferente e sem cunho religioso. ‘’Trata-se apenas de um desfile simbólico. Eu mudei as características originais para adaptar melhor o acontecimento à Nova York, que é uma cidade multicultural’’, esclarece Magda. De acordo com a coordenadora, o objetivo maior é exaltar e reforçar a nossa cultura e identidade. ‘’Nós, brasileiros temos que nos estabelecer como comunidade, adquirir respeito e manter as nossas origens. Não podemos ser um povo invisível. As nossas vozes têm que ser ouvidas’’, esclarece. Além de ser a criadora da Lavagem da Rua 46, Magda é responsável pela montagem e coreografia do evento. Segundo ela, o desfile é composto por três alas: a das baianas, representando a Bahia, a da Cidade Maravilhosa com a presença de Carmem Miranda, e a do frevo, ressaltando o carnaval de Recife.
          Outra preocupação da coordenadora é promover uma festa familiar e sem a imagem saturada que a mulher brasileira tem, principalmente, para os estrangeiros. ‘’As brasileiras, na mídia internacional, estão vinculadas à vulgaridade e à promiscuidade. Nós temos que mudar isso. No meu desfile, por exemplo, eu valorizo a beleza das baianas, que, mesmo com roupas compostas, transmitem beleza e sensualidade através do sorriso, da simpatia e do gingado. Não é necessário está despida para chamar atenção. Eu optei por não usar a imagem da mulher brasileira como símbolo sexual. Temos que mudar o conceito do ‘’S’’ que os americanos utilizam para rotular o Brasil, restringindo-o a soccer, samba e sex’’, explica ela.
          Silvana Magada encerra a entrevista, fazendo um convite aos brasileiros e às pessoas de diversas nacionalidades para participar dessa linda festa, curtir, dançar e emitir boas vibrações, entrando no clima do Brazilian Day.
             Na noite de 1º de setembro, acontecerá, ainda, o Brazilian Celebration Day com DJ Cato, Armadinho, Magary Lord e Banda 5%, às 22h, no Le Poisson Rouge, localizado na 158 Bleecker St, Nova York. A entrada custa $25.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

  © DESCUBRA NEW YORK - Todos os Direitos Reservados